sexta-feira, 28 de setembro de 2007
O fim está próximo...
quinta-feira, 27 de setembro de 2007
Up grade
Começamos a subir os 350m de desnível que verificamos depois, com o auxílio do GPS. Apesar de a placa dizer 1km, verificamos se tratar de uma distância pelo menos 20% maior. Essa pequena aventura vai tornar mais árdua o trecho de amanhã. (38km e mudança de cota de 1000m!).
Desde o momento que passamos pela porteira até o momento que retornamos, duas horas se passaram (1h15 subindo, 10min lá e 35min descendo), porém a visão lá de cima é impagável.
quarta-feira, 26 de setembro de 2007
Fauna
terça-feira, 25 de setembro de 2007
Um dia de frio
segunda-feira, 24 de setembro de 2007
Sob a luz do luar
Com intuito de chegarmos a Aparecida no domingo dia 30 (antecipando as previsões anteriores), nos lançamos em uma proposta ousada: 67km em dois dias. Realizamos o feito a duras penas. No sábado, chegamos no limiar do dia, porém no domingo, a última hora da caminhada foi sob a luz do luar. Interessante, não fosse a exaustão provocada pelos insistentes aclives e declives. Sobe-se tanto morro, que se tem a nítida impressão de estar indo para o céu, vivo, com mochila e cajado.
As frondosas árvores que aplacam o calor durante os dias, são as mesmas que mergulham o caminho nas trevas, durante a noite.
Por falar nisso, impossível evitar fotografá-las. Pinheiros, ipês, cedros, jatobás (ou jataís), jequitibás (foto), paineiras, angicos, mangueiras, guapuruvus, viçosos e centenários, imponentes, compondo bucólicas paisagens e testemunhando a passagem (quase imperceptível) de peregrinos.
Durante este hiato de notícias, houve dois fatos jubilosos. O primeiro deles foi a superação da marca dos 50%. Às 15h20 do dia 23/09/2007, no município de Tócos do Mogi - MG, entramos na derradeira metade do trajeto.Porém o motivo de maior regozijo foi que minhas botas, companheiras de tantas jornadas, comemoraram seus primeiros 500km. Diversos tipos de piso passaram por baixo de suas solas. Pedras, lama, pó, asfalto, raízes e pedras soltas, sucumbiram à sua passagem.
O caminho aplaca as vaidades, por mais bem equipado que você esteja. Não há médicos, advogados, engenheiros, pedreiros, empresários. Todos são iguais perante o caminho: somos todos peregrinos.
"Quando o sol bater na janela do seu quarto. Lembra e vê que o caminho é um só."
sábado, 22 de setembro de 2007
Bingo!
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
Quinto dia
quarta-feira, 19 de setembro de 2007
Depois de 100km...
segunda-feira, 17 de setembro de 2007
Keep walking...
Buemba, buemba! Resolvi entrar pro seminário!
É isso mesmo. Depois de muito refletir, durante o caminho, achei que era chegada a hora de enfrentar essa questão. Essa vida de solteiro que tenho tido nos últimos anos só tem me afastado do verdadeiro caminho da salvação. Vida desregrada, trocando o dia pela noite, álcool, mulheres, jogatina, etc. Por isso achei sábia minha decisão.
Brincadeirinha... Hoje cedo, quando o efeito do sol nos miolos passou, saí do seminário, com destino à próxima cidade.
Desculpem por não ter postado nada ontem, é que o local onde ficamos era distante da cidade e esta, meio meio precária (assim como eu, quando cheguei). Então aqui vai o relatório dois em um:
Cumpridos (os compridos) 60km do caminho. Faltam apenas 365km agora! (Apesar de o GPS dizer que, em linha reta, são apenas 207km...).
O trecho de ontem, que somou 28km, além de belas paisagens, nos proporcionou saudável alimentação com os laranjais à beira do caminho. Fizemos fotos e filmes "mpeg" de vários pássaros, responsáveis pela trilha sonora. O ponto alto deste trecho foi o banho de piscina na pousada Campo Alegre. Show de bola o lugar. Sugiro pra quem for, enfrentar as 4 horas que separam esta pousada de Tambaú e jantar, pernoitar e tomar café lá. Muito melhor e mais barato.
Os hotéis que pernoitamos, até aqui foram bem sofríveis, sendo que o de Tambaú foi o mais "ESQUECÍVEL" deles, ruim em todos os aspectos (atendimento, silêncio, pernilongos, serviço e café da manhã fraquíssimo). O de Casa Branca (o tal seminário) fica dentro do páteo da igreja e tem boas instalações. Porém, a comida "restô-dontê", somado à má-vontade da cozinheira, não vai deixar saudade.
O tempo está muito bom. Seco e iluminado. A temperatura não tem chegado aos 30ºC. O sol não foi incomodado por nenhuma nuvem até aqui, mantendo sempre aquecida a água dos nossos cantis. E nos obrigando a ir diminuindo o peso dos tubos de protetor solar.
Minha bota tem se comportado de maneira esplêndida. Meus pés nem tanto...
Não me envergonho de dizer que temos rezado o terço todos os dias, às 9h, enquanto caminhamos. Quem for católico e quiser se juntar a nós, em pensamento, será um prazer.
Não percam os próximos episódios...
Abraço a todos.
sábado, 15 de setembro de 2007
Bem amigos da rede...
S 21º42'31.2" W 047º16'07.9" Estamos em Tambaú!
O tempo está bom. Sol, calor. 30ºC.
O companheiro Marcelo já havia chegado, horas antes.
A dieta da mochila foi dramática, nas últimas horas, em São Paulo. Foram cortados o aparelho de barba, luva de trilha, caixa de cotonete e joelheira. Outra coisa, por exemplo: influenciado pela propaganda subliminar do Banco do Brasil: "Decida pelo 3" acabei tomando uma atitude drástica (Não! Não é pelo terceiro mandado do Lula): decidi por cortar o cabelo "máquina 3! Fiquei mais leve. Além do que o volume de shampoo caiu pela metade 150g a menos!
Amanhã pesagem "equipado". E estamos prontos para darmos nossos primeiros passos em direção à Aparecida. Próxima parada é Casablanca, a 28km daqui (porém vamos aferir com o GPS, lógico).
Muito obrigado pelo apoio, moçada.
Até amanhã, se Deus quiser.
Abração
quinta-feira, 6 de setembro de 2007
Parafernália Eletrônica
Companhia
Quando falo que estou partindo para a peregrinação, muitos me perguntam: "- Com quem vc vai?"
A resposta está sempre na ponta da língua: "- Com Deus, ora essa!", que tem sido meu único acompanhante.
No entanto, um dos companheiros do Grupo Pegadas, que inclusive já fez este Caminho, se animou em fazê-lo novamente.
Marcelo Aragão (foto) é técnico de segurança para ganhar a vida, e andarilho, para viver a vida.
Imaginem que ele está partindo hoje para Tombos - MG para, antes do Caminho da Fé, fazer o Caminho da Luz (195km)! Boa sorte, peregrino. Nos vemos em Tambaú, dia 16 (ou 17).
segunda-feira, 3 de setembro de 2007
Malas quase prontas
Primeira coisa que vêm à cabeça é: "- O que levar?" ou "O que posso precisar?"
Mais do que uma opção, a mochila deverá ser o mais espartana possível. Cada item: pilha, cortador de unha, aparelho de barbear, aparentemente indispensáveis, representam uma sobre-carga. Portanto a segunda pergunta precisa de um "ajuste": "O que vou mesmo precisar?"
Baseado na experiencia de 2006 do Caminho da Luz, os ítens da lista, aprovados como estritamente necessários, 50% vão ser insensivelmente cortados. Carregar kgs extras por 425km realmente não fazem parte dos planos nem dos meus joelhos nem da minha coluna.
A data foi fixada. Partida domingo, de Tambaú, dia 16 de setembro de 2007, com destino à Aparecida do Norte. Porém o "caminho" já está sendo percorrido...